LIVROS DE AUTOAJUDA NA ERA DE CONSUMISMO MIDIÁTICO
Palavras-chave:
Livro. Mercado. Mídia. ReligiãoResumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre o fenômeno do consumismo dos livros de autoajuda, cuja ideologia contribui para a alienação e a coisificação da consciência. As ilusões sobre as possibilidades de enriquecimento a partir da primazia das ideias e não das condições objetivas de existência na sociedade capitalista são problematizadas. O significativo crescimento deste mercado no mundo contemporâneo justifica a importância dessa análise no campo das ciências humanas, o que em nossa compreensão decorre de múltiplos fatores. Destacamos o uso intenso da publicidade que aliada aos recursos financeiros e tecnológicos se concentram nas mãos de pequenos grupos que controlam o mercado editorial. Tais grupos não se preocupam com a coerência ou com a qualidade de suas publicações, buscam prioritariamente assegurar altas taxas de lucro e por isso dão preferência a obras literárias que visam à manipulação, no sentido de entorpecer o indivíduo e torna-lo ainda mais alienado.
Referências
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BERTUOLO, Claudemir. Literatura de Autoajuda: aproprio-me, logo existo!. Revista Memento, v. 2, n. 1, p. 77-94, 2011.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 11ª. ed. Tradução: Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
CALDAS, Waldenyr. Cultura de massa e política de comunicações. São Paulo: Global, 1943.
DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOCKHORN, C. N. B. F.; MACEDO, M. A complexidade dos tempos atuais: reflexões psicanalíticas. Revista Argumento Psicologia, v. 54, n. 26, p. 217-224, 2008.
MARTINS, Caldas Wizard. Desperte o milionário que há em você. São Paulo: Editora Gente, 2012.
MARX, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1985, vol. I.
MARX, Karl & ENGELS. Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). Tradução: José Carlos Bruni e Marcos Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1991.
RESENDE, Anita. “Subjetividade em tempos de reificação: um tema para a psicologia social”. In: Estudos, n. 4. Goiânia, jul-ago 2001, pp. 593-716, vol. 28.
TUCHERMAN, Ieda. Relações perigosas: autoajuda, mídia e biopoder. Revista FAMECOS, v. 19, n. 2, p. 315-335, 2012.
VIANA, Nildo. Para além da crítica dos meios de comunicação. In: VIANA, Nildo. Indústria cultural e cultura mercantil. Rio de Janeiro, Corifeu, 2007.
WEBER. Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. M. Irene de Q. F. Szmrecsányi; Tomás J. M. K. Szmrecsányi. São Paulo: Ed. Pioneira, 2001.