O PROFESSOR LIBERTADOR E SUA FORMAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Formação docente, Paulo Freire, Concepções de professor, Professor Libertador.Resumo
Este artigo foi desenvolvido para dialogar sobre a formação docente a partir dos estudos de Paulo Freire, buscando a compreensão do que venha a ser esse professor libertador. Tem como tema “O professor libertador e sua formação: reflexões a partir dos estudos de Paulo Freire”. E por problema: Qual a importância do papel social do professor emancipador na sociedade capitalista? Para isto problematizamos: Quais os princípios que fundamentam a formação do professor libertador? Justificamos que este estudo contribuirá para a construção da formação docente alicerçado por estudos Freireanos. Para respondermos estas questões, utilizaremos o método dialético e como metodologia a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, nosso objetivo consistiu em compreender a importância do papel social do professor libertador na sociedade capitalista. E especificamente, analisar e compreender quais os aspectos que diferenciam as concepções de professor emancipador e do professor tradicional, bem como compreender os princípios que fundamentam a formação do professor libertador. Nosso estudo pode verificar que no contexto da sociedade capitalista, fundada no princípio da contradição e das lutas de classes, há opressores e oprimidos. E o professor enquanto sujeito, pode ser emancipado e em sua função pode contribuir com a emancipação social. E o que diferencia o professor emancipador do professor tradicional diz respeito à concepção de educação que estão comprometidos. O professor libertador defende uma concepção de formação que se volta aos processos de humanização e conscientização, construída através do diálogo. E para que professores libertadores sejam formados é preciso uma formação ampla, teoricamente sólida, ser conscientizado de sua realidade, ter formação ética, para pensar criticamente a sua prática docente, aprendendo enquanto ensina da mesma forma que o educando ensina enquanto aprende. Nossos estudos se pautarão em autores como Marx (1983) e Freire (1987, 1996, 1999, 2000) dentre outros para subsidiar a discussão da educação e da formação.Referências
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