O PROFESSOR LIBERTADOR E SUA FORMAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE

Autores

  • IVONE GARCIA BARBOSA Universidade Federal de Goiás
  • LARYSSE DE JESUS BATISTA SOARES Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Formação docente, Paulo Freire, Concepções de professor, Professor Libertador.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido para dialogar sobre a formação docente a partir dos estudos de Paulo Freire, buscando a compreensão do que venha a ser esse professor libertador. Tem como tema “O professor libertador e sua formação: reflexões a partir dos estudos de Paulo Freire”. E por problema: Qual a importância do papel social do professor emancipador na sociedade capitalista? Para isto problematizamos: Quais os princípios que fundamentam a formação do professor libertador? Justificamos que este estudo contribuirá para a construção da formação docente alicerçado por estudos Freireanos. Para respondermos estas questões, utilizaremos o método dialético e como metodologia a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, nosso objetivo consistiu em compreender a importância do papel social do professor libertador na sociedade capitalista. E especificamente, analisar e compreender quais os aspectos que diferenciam as concepções de professor emancipador e do professor tradicional, bem como compreender os princípios que fundamentam a formação do professor libertador. Nosso estudo pode verificar que no contexto da sociedade capitalista, fundada no princípio da contradição e das lutas de classes, há opressores e oprimidos. E o professor enquanto sujeito, pode ser emancipado e em sua função pode contribuir com a emancipação social. E o que diferencia o professor emancipador do professor tradicional diz respeito à concepção de educação que estão comprometidos. O professor libertador defende uma concepção de formação que se volta aos processos de humanização e conscientização, construída através do diálogo. E para que professores libertadores sejam formados é preciso uma formação ampla, teoricamente sólida, ser conscientizado de sua realidade, ter formação ética, para pensar criticamente a sua prática docente, aprendendo enquanto ensina da mesma forma que o educando ensina enquanto aprende. Nossos estudos se pautarão em autores como Marx (1983) e Freire (1987, 1996, 1999, 2000) dentre outros para subsidiar a discussão da educação e da formação.

Biografia do Autor

  • IVONE GARCIA BARBOSA, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia Objetivo (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Federal de Goiás, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação - UFG. Tem vasta experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas sobre Infância, Aprendizagem, Desenvolvimento, Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, educação infantil, formação de professores, conceito /auto-conceito e currículo. 
  • LARYSSE DE JESUS BATISTA SOARES, Universidade Federal de Goiás
    Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Trabalhou como professora bolsista no Departamento de Educação Infantil/CEPAE/UFG. Integrante, como auxiliar de pesquisa, do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, educação e projeto de extensão.

Referências

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Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO