AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O APRENDIZADO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Simone Aparecida Jesus Universidade Federal de Goiás - UFG (aluna de mestrado) Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (Subcoordenadora de Programas do Livro e Material didático)

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Educação. Vigotski

Resumo

Resumo

A Leitura é um dos Direitos de Aprendizagem que devem ser garantidos a toda criança e tem papel relevante em sua formação para agir na sociedade e para participar ativamente de todas as situações que encontra em seu dia a dia, na escola, nas ruas, bancos, etc. Para a aprendizagem de qualquer disciplina, de qualquer profissão ou simplesmente para se deslocar de um ponto a outro, é importante o domínio da leitura. Todos têm que aprender a ler. Porém, não é o que acontece com todos os alunos. Há sérias dificuldades na aquisição da leitura, que os programas e projetos instituídos pelos governos não conseguem sanar e que tem se tornado uma grande preocupação não só de professores. Nesse sentido se faz necessário entender como se dá esse processo e o que pode auxiliar o aluno nessa difícil tarefa de aprender a ler.

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Educação. Vigotski.

Biografia do Autor

  • Simone Aparecida Jesus, Universidade Federal de Goiás - UFG (aluna de mestrado) Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (Subcoordenadora de Programas do Livro e Material didático)

    Graduada em Letras Portugues/Inglês - PUC/GO

    Graduação em Pedagogia - UNIFAN/GO

    Especialização em Formação de Professores: area de concentração Letras (Português) - PUC/GO

    Especialização em Psicologia dos Processos Educativos - UFG/GO

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA