INTERNET NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: COMO OS ALUNOS ACESSAM E UTILIZAM A WEB
Palavras-chave:
Novas tecnologias. Internet. Educação. Pós-Graduação Lato Sensu.Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar como alunos de pós-graduação lato sensu acessam e com que finalidade utilizam a internet. Para a realização da pesquisa, foi escolhida uma turma de alunos da Pós-Graduação Lato Sensu “Docência: Interdisciplinaridade e Demandas Contemporâneas”, curso realizado pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Itapuranga, no período de 2014 e 2015. Na parte do referencial teórico foi trabalhado o conceito de letramento digital (SOARES, 2002; LARCHER; VERONESE, 2014), o histórico da internet e suas implicações no cotidiano das pessoas (GUIMARÃES, 2005; GUILHERME, 2015), a relação internet e educação (ABREU, 2009; MORAES, 2012; RANGEL; FREIRE, 2012; LARCHER; VERONESE, 2014). Através da leitura do referencial teórico, é possível perceber que o desenvolvimento da internet nos últimos 50 anos levou-a a se tornar posição marcante na sociedade atual. Inclui-se, aí, a educação, onde os a atuação da escola com relação à tecnologia e os tradicionais papéis de professor e aluno precisam ser repensados. Um questionário contendo perguntas abertas e fechadas foi enviado e respondido por e-mail, sendo que 23 alunos responderam a ele. A análise de dados nos permite concluir que de fato todos os alunos acessam a internet e o fazem de vários modos (computador de mesa, notebook, smartphones, tablets) e em vários lugares (casa, trabalho, escola), o que mostram uma grande mobilidade hoje não apenas com os aparelhos, mas também com o sinal da internet. As razões para os alunos utilizarem a rede englobam trabalho, estudo, lazer e interação com outras pessoas, mostrando que o hábito de navegar on-line está efetivamente presente na vida dos alunos.
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