QUESTÕES E QUADRINHOS: o uso de histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos

Autores

  • Guido de Oliveira Carvalho Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos. ENEM. Vestibulares.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de verificar quais os gêneros das histórias em quadrinhos e para quais finalidades são usados no ENEM, no vestibular da Universidade Estadual de Goiás e em concursos de 2011 a 2015. As histórias em quadrinhos constituem-se um gênero recente, com pouco mais de um século de existência. Nas últimas décadas, elas vêm sendo utilizadas em sala de aula como recurso pedagógico e é natural que eles compareçam também em questões de provas. A fundamentação teórica buscou textos sobre as definições dos quadrinhos (RAMOS, 2009) e a relação quadrinhos e educação (VERGUEIRO; RAMOS, 2009; GONÇALO JUNIOR, 2009; SANTOS NETO; SILVA, 2011)  Para alcançar os objetivos desta pesquisa, utilizamos o paradigma da pesquisa qualitativa. Uma vez que buscamos informações armazenadas em bancos de dados de instituições educativas, este trabalho se classifica como pesquisa documental. Os dados mostraram que tiras, charges e cartuns aparecem em proporção significativa nos exames de 2011 a 2015, em quase todas as disciplinas, com presença maior em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e História. Em relação ao tipo de questões elaboradas com os quadrinhos, foram agrupadas em cinco categorias: questões de interpretação com foco apenas no texto; questões de interpretação com foco em conteúdos de disciplinas; questões com foco em aspectos linguísticos; questões em que os quadrinhos são apenas ilustrativos e questões em que os quadrinhos são base para a redação. Algumas questões apresentam problemas tais como mutilação do texto original, falta de autoria ou referência incompleta. A linguagem não verbal foi levada em consideração em poucas questões nos três exames. Conclui-se que, diferente de décadas atrás, as histórias em quadrinhos estão efetivamente presentes na área educacional.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 4 - MÍDIAS, ARTE E EDUCAÇÃO