LEITURA E LETRAMENTO EM UM NOVO PARADIGMA: A TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

Palavras-chave:

Leitura. Letramento. Transdisciplinaridade. Educação Infantil.

Resumo

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir do tema: o uso da leitura como prática de letramento numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar com relato de experiência na Educação Infantil. Apresenta-se como ponto de partida a seguinte problemática: como desenvolver práticas docentes transdisciplinares de leitura como prática de letramento? O trabalho é acadêmico, sendo caracterizado como artigo científico e apresentado em conclusão do curso do programa de pós-graduação em interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação da Universidade Estadual de Goiás, (UEG), para obtenção do titulo de Pós-graduada. A modalidade da pesquisa é teórico-empírica, numa abordagem qualitativa. Tem como objetivo geral reconhecer os conceitos de transdisciplinaridade, de leitura e de letramento com a execução de um projeto de intervenção com crianças da Educação Infantil através de práticas de leituras voltadas para o letramento em um novo paradigma da educação: o da complexidade, onde se baseia e se constroem os pressupostosda interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar os termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; caracterizar o trabalho docente voltado para a complexidade; definir os termos leitura e letramento e seus respectivos usos; analisar e caracterizar o trabalho da professora da instituição pesquisada através de relato de experiência descrito pela própria professora-pesquisadora.Para a escrita e elaboração da pesquisa teórica foram feitos levantamentos bibliográficos de autores estudiosos do paradigma da complexidade e da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação, e de autores estudiosos da leitura como prática de letramento.E de pesquisa a campo realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), da rede pública do município de Nerópolis onde foramexecutado um projeto de intervenção pedagógica, observando as práticas em sala da professora-pesquisadora do agrupamento I, com crianças de dois anos de idade.

 

Palavras-chave: Leitura. Letramento. Transdisciplinaridade. Educação Infantil.

Referências

Referências

BHOLA, H. S. Evaluating functional literacy.Amershan: Hulton Educational Publications; Tehran: International Institute for Adult Literacy Methods. 1979.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 09 ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. A importancia do ato de ler: em três artigos que se completam. 17 ed. São Paulo: Cortez, 1987.

¬_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Amburgo: Feevale, 2003.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. Ática, 1986.

KILIAN, Carina; CARDOSO, Rosane Maria. Práticas de leitura literária: os casos de França e Brasil. 2012. 10p. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepa2012/trabalhos/5338.pdf>. Acesso em: 05abril 2017.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PETRAGLIA, Isabel. Educação complexa para uma nova política de civilização. In: Revista Educar. Curitiba, n.32, p. 29-41, 2008.

PINHO, Maria José. et al. Complexidade, Interdisciplinaridade e Transdiciplinaridade na Educação Superior. Ferraz (orgs) – Goiânia. Ed. Espaço acadêmico, 2015.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 02 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO