AS IMPLICAÇÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Tânia Gouveia da Silva Raimundo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade.Interdisciplinaridade.Formação Docente. Ruptura paradigmática

Resumo

O presente artigo apresenta fundamentos teóricos sobre a perspectiva transdisciplinar e suas implicações na formação docente, bem como analise, a partir da aplicação de um questionário ao quadro docente do Curso de Graduação em Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas que teve como objetivo buscar sinais de ruptura paradigmática,  a partir da implantação, no referido Câmpus, do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em  Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação,com o início da primeira turma em 2014 e término em 2015 e a segunda com início  em 2016 e término em junho de 2017.O Projeto do  Programa tem como alguns objetivos que seu público alvo, que consiste em pedagogos e professores licenciados, graduados em nível superior, egressos da UEG, professores da rede de ensino de Inhumas e de municípios da região, reflita e  compreenda as questões  ontológicas,  epistemológicas e metodológicas da transdisciplinaridade e da interdisciplinaridade na educação, bem como potencialize a construção de práticas transformadoras nos diferentes níveis de escolarização que atuam a partir dos princípios e fundamentos de tais abordagens. Para encaminhar esta pesquisa nos fundamentamos em autores como Moraes (2014), Santos(2010), Suanno(2014), dentre outros.

Biografia do Autor

  • Tânia Gouveia da Silva Raimundo, Universidade Estadual de Goiás

    Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas; Especialista em Inclusão pela Faculdade Basileira de Educação e Cultura (FABEC Brasil) e em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, pela Universidade Estadual de Goiás. 

Referências

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

MORAES, Maria Cândida. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak editora, 2014.

SANTOS, Akiko. Transdisciplinaridade e o Pensamento Complexo. In: SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 109-119.

________. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. v.13, n. 37 jan/abr, 2008.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). Educação transdisciplinar e mediação da aprendizagem. 1 ed. São Paulo: WAK, 2014.

_________, Marilza Vanessa Rosa. 2015. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Terceiro Incluído, IESA-UFG, v. 5. N.1, p.41-64, Jan./Jun., 2015.

SUANNO,Marilza Vanessa Rosa. Reorganização do Trabalho Docente na Educação Superior: inovações didáticas. In SUANNO, SUANNO, PUIGGRÒS. (Org). Didática e Formação de Professores: Perspectivas e Inovações. Gôiania: CEPED Publicações e PUC Góias, 2012. P 211-240.

SUANNO, João Henrrique. Ecoformação, Transdisciplinaridade e Criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI, In SUANNO, MORAES (Org). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Wak Editora, 2014. P. 171-182.

REIS, Marlene Barbosa de Freitas e LOPES, Cristiane Rosa. Educação e diversidade: uma relação de alteridade nas práticas escolares. In REIS e LOPES, SUANNO, FREITAS. (Org). Razão Sensível e Complexidade na Formação de Professores, Anápolis: Editora UEG, 2016, p. 151-166

SANTOS Lindalva Pessoni e NASCIMENTO Claudia. Inovação e Criatividade no campo da docência : desafios e possibilidades de ruptura com o paradigma tradicional. In PESSONI e NASCIMENTO, SUANNO,FREITAS.(Org). Razão Sensível e Complexidade na Formação de Professores ,Anápolis: Editora UEG, 2016. p.167-202.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO