LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma reflexão sobre pesquisa, ensino e extensão na universidade

Autores

  • Maria Eneida Da Silva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Andrey Pereira de Castro
  • Cíntia Andrade Marinho
  • Erika Xavier de Paula
  • Letícia Fernandes Costa

Palavras-chave:

Letramento. Formação de professores. Pesquisa. Ensino. Extensão

Resumo

Este artigo é fruto das discussões do Grupo de Estudo em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) e também, mais pontualmente, dos estudos e reflexões iniciais da pesquisa – vinculada ao grupo – intitulada “Atividades de ensino, pesquisa e extensão: um estudo do letramento na formação de professores da Universidade Estadual de Goiás”, cujo objetivo geral é analisar como as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Câmpus Luziânia viabilizam o letramento na formação de professores do curso de Pedagogia. O referencial teórico se fundamenta em Botomé (1996), Demo (2006) e outros que discutem a universidade e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Libâneo (1998), Saviani (1998) e outros que discutem formação de professores; e Freire (1983; 2005; 2009), Kleiman (1995), Soares (1998) e outros que discutem o letramento. A pesquisa é qualitativa, quanto à abordagem; de campo, quanto à natureza das fontes; quanto aos objetivos, explicativa; e estudo de caso quanto à modalidade. Para a coleta de dados da empiria serão utilizadas as técnicas da documentação, da entrevista estruturada (SEVERINO, 2007) e do grupo focal. A análise dos dados coletados e selecionados será feita por meio da triangulação desses dados, segundo Bortoni-Ricardo (2008). Como reflexão inicial, a partir de alguns autores que compõem o referencial teórico, compreende-se que só ensina quem pesquisa; quem pesquisa precisa ensinar; e quem pesquisa e ensina deve legitimar a universidade pelas ações de extensão que se integram à investigação e ao ensino, numa conexão interdisciplinar que pode favorecer o letramento na formação dos professores.

Referências

BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa Alienada e Ensino Alienante: O Equivoco da Extensão Universitária, Vozes, Petrópolis, 1996.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.

_____. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC; SEB, 2008. 43 p.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1999.

DEMO, Pedro. PESQUISA: Princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

_____. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

_____. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KLEIMAN, Angela. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisas em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo e formação de professores: notas para discussão. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013. (p. 107-130).

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Algumas ideias força e pontos de tensão relacional e, didática, currículo e formação de professores. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013. (131-148).

PIMENTA, Selma Garrido. Políticas públicas, diretrizes e necessidades da educação básica e formação de professores. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013. (91-106).

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, Abril 2004, p. 5-17. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/ n25a01.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG. Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2019 (PDI). Anápolis: UEG, 2010. Disponível em: <http://www.ueg.br>. Acesso em 19 jan. 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO