A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: compreendendo sua historicidade
Palavras-chave:
Extensão Universitária. Historicidade. Assistencialismo. Prestação de Serviço. Políticas Educacionais.Resumo
Este trabalho é reflexo de uma tese de doutorado em Educação, pela UnB, tendo como objeto a formação de professores, este se apresentado delimitado na formação da(o) pedagoga(o), da Universidade Estadual de Goiás - UEG, em projetos de extensão universitária, em andamento, em 2018. A investigação na UEG parte do pressuposto dessa instituição apresentar características notadamente específicas das demais do Estado de Goiás, por ser multicampi e principalmente, interiorizada. O problema da pesquisa é “Quais as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora, na formação de professores, do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás?”. O objetivo geral é analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora na formação de professores do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás. O intuito de estudar as ações extensionistas é para compreender como suas atividades podem vir a ser novos espaços de formação e possibilidade de uma práxis crítico-emancipadora, se as ações seguirem a concepção acadêmica, processual e orgânica. Para tal análise a pesquisa quanti-qualitativa trilha o percurso de uma revisão de literatura e do estado da arte. Pelo estado gestacional da pesquisa, neste trabalho apresentaremos a revisão de literatura da historicidade da extensão universitária no Brasil, com base em autores como Reis (1989), Miguens Jr e Celeste (2014), Melo Neto (2001), Sousa (2000), Gurgel (1986), Botomé (1996) e Nogueira (2001). Apresentamos que o processo histórico influencia diretamente nas questões das políticas educacionais e nas concepções vigentes da extensão universitária. Por isso a importância de compreender o processo histórico.
Referências
BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa Alienada e Ensino Alienante: O Equívoco da Extensão Universitária, Vozes, Petrópolis, 1996.
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