A ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Graziella Pereira Pereira Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório. Escola Campo. Ensino com Pesquisa. Relação teoria e prática.

Resumo

Nesta pesquisa traz-se como objeto de estudo o estágio supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa teórica, com análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas que tem o objetivo de compreender as implicações das vivências durante o período de observação na escola campo de estágio na formação do professor pedagogo. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: como o estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para a formação do professor pesquisador no curso de Pedagogia? O referencial teórico é composto principalmente por HERNÁNDEZ (1998), LIMA (2008), PICONEZ (2012) e PIMENTA; LIMA (2005-2006). A pesquisa mostrou que o estágio supervisionado obrigatório proporciona a unificação de teoria e prática, uma vez que possibilita aos estagiários a elaboração, a aplicação e a avaliação de projetos de intervenção na escola campo, tendo a investigação como o centro da proposta de trabalho.

Biografia do Autor

  • Graziella Pereira Pereira Vieira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Mestra em Educação. Especialista em Docência Universitária. Graduada em Pedagogia. Professora de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Coordenadora adjunta de Estágio Supervisioando na UEG/Inhumas. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Goiânia.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO