A EXTENSÃO COMO DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR NA ACADEMIA
Palavras-chave:
Moda. Extensão. Academia. Interdisciplinar. Transdisciplinar.Resumo
O presente trabalho é reflexo do projeto de extensão UEG Mostra Moda – Vestir Consciente, que por sua vez tem sido de grande importância para aqueles que participam do mesmo, pois propicia mais conhecimento auxiliando no crescimento acadêmico. Tem como objetivo buscar o diálogo inter e transdisciplinar em relação às questões da moda, acrescentando mais produção e crescimento aos acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), envolvendo a linguagem escrita, oral e corporal. Além das questões inter e transdisciplinar, o projeto UEG Mostra Modas prioriza no aprendizado acadêmico o tripé pesquisa, ensino e extensão, primando pela produção acadêmica. Cabe salientar que a extensão universitária é componente curricular obrigatório e deve ser de concepção processual e orgânica. A partir de sua dinâmica social se dá a produção das relações interdisciplinares entre as práticas de ensino e pesquisa. Neste contexto é um elo de integração do pensar e fazer, da unidade teoria e prática na produção do conhecimento inter e quiçá transdisciplinar. Nesse sentido, torna-se importante relatar as experiências da extensão como função acadêmica da Universidade, na perspectiva de uma ação que tem uma visão holística. As reflexões encontram-se pautadas nos conceitos de inter e transdisciplinaridade, construída a partir dos estudos de Demo(2000) Fazenda (2008), Morin (2002), Reis (1989), Japiassu (2001), Berlim (2012) e outros. Os participantes do projeto, que são acadêmicos, desenvolvem várias atividades, tais como, projetos de pesquisas, laboratório de criatividade, desenvolvimento de produtos, construção de revistas com textos e produção das peças desenvolvidas. E para finalizar o projeto contamos com uma semana de moda com palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e encerramos a semana com uma grande exposição dos produtos desenvolvidos no decorrer do projeto, tendo como ápice um desfile. A semana de modas é aberta a toda população.
Referências
BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: estação das letras e cores, 2012.
CARLI, Ana MerySehbe de; VENZON, Bernadete Lenita Susin. Moda, Sustentabilidade e emergências. Caxias do Sul - RS: Educs, 2012.
CALDAS, D. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2006.
DEMO, Pedro. Argumento de Autoridade X Autoridade do Argumento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design: Manual do estilista. São Paulo: Cosac Naif, 2015.
KOCHHANN; CURADO SILVA. Revista pedagógica: Materialismo Histórico Dialético. UEG,: Anápolis, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das letras. 2003
PALOMNINO Erika. A Moda. São Paulo SP: Publifolha, 2005.
PRECIOSA, R.; HAGEDORN, A. Notas sobre o Design de Moda e suas Práticas Experimentais. In: Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2006, Paraná. 7. ed. P&D. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 10 p. CD-Rom. Anais.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Editora da UDESC, 2002
RONCOLETTA, M. R. Deformidades formidáveis: a trajetória dos corpos transformados e da deficiência física pela moda. 2004. 125 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Marketing de Moda) – Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo.
ROSA, L. Compreensão dos Contornos do Corpo para Desenvolver Produtos de Moda. In: Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2006, Paraná. Anais do 7° P&D. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 12 p. CD-Rom.
VICENTINI, C. G; CASTILHO, K. Design do corpo, design da roupa: uma análise semiótica. In: PIRES, D. B. Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das letras e cores, 2008.
CALIPO, Daniel. Projetos de extensão universitária crítica: Uma ação educativa trans-formadora. Campinas, 2008. Base de dados do Scielo. Disponível em: <http://www.itcp.unicamp.br/drupal/files/Projetos%20de%20extensao%20universitaria_%20Daniel%20Bor¬tolotti.pdf>. Acesso em: 25 julho.2017