AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: enfrentamentos teórico-práticos dos egressos no ensino fundamental de 6a a 9a série
Resumo
A presente proposta deste projeto de pesquisa é estudar, fundamentada na sociolinguística educacional e de seus pesquisadores (BRITO, 2001; BORTONI, 2004; CYRANKA, 2007, 2011; SGARBI, RONCÁLIA, 2009; BAGNO, 2010; CYRANKA et al, 2010; REZENDE SANTOS, 2014), o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em um ambiente de variantes linguísticas (orais e escritas) por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Busca-se compreender as dificuldades encontradas pelos Egressos do curso de Letras em um contexto de ensino fundamental de 6a a 9a série ao realizar a aplicação teórica das diretrizes dos PCNs em sua práxis do dia a dia da sala de aula empenhando-se no processo de ensino/aprendizagem inclusivo das variantes linguísticas na disciplina de Língua Portuguesa.