A ERA DESENVOLVIMENTISTA E A RESSIGNIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS A PARTIR DAS ÚLTIMAS DECADAS DO SÉCULO XX.

Autores

  • Carlos Alberto Francisco de Sousa Universidade Estadual de Goiás
  • Marcelo Jose Moreira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Instituições. Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimentismo

Resumo

As instituições tem sido objeto de estudo de várias escolas econômicas, sejam estes mais recentes (Novo Institucionalismo Econômico) ou mais antigos (O Velho Institucionalismo Econômico). O estudo das instituições é considerado de suma importância para compreender o desenvolvimento econômico, seja nos países desenvolvidos ou nos países em desenvolvimento. A análise do pensamento institucionalista torna-se vital para mensurar o peso que as instituições tem dentro do sistema econômico, e sua função para o desenvolvimento econômico da nação.

Este artigo tem como objetivo demonstrar como as instituições influenciam o desenvolvimento econômico. Em especifico, foi uma tentativa de demonstrar que as instituições influenciam o desenvolvimento da nação e por consequência contribuem para a promoção do bem estar social da sua população.

Para satisfazer esses objetivos, este trabalho discute conceitos importantes no que tange a análise institucional, como, o conceito de instituição e a maneira como essa forma um ambiente institucional adequado ao desenvolvimento econômico. Posteriormente insere o Brasil na discussão pontuando algumas instituições que possam ter contribuído para o desenvolvimento econômico do país.  E por fim, são apresentadas as considerações finais.

Downloads

Publicado

2016-02-05