A EXPERIÊNCIA DE SER PESQUISADOR NA GRADUAÇÃO – APRENDER A PESQUISAR NÃO É BICHO DE SETE CABEÇAS

Autores

Palavras-chave:

pesquisa, formação universitária, aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever e analisar as empirias vivenciadas no ano de 2014/2015 durante o desenvolvimento de uma pesquisa científica na graduação em Letras Português - Inglês. Ou seja, como a realização de pesquisas pode auxiliar na formação do professor de línguas, uma vez que muitos alunos de graduação encontram dificuldades para fazer um resumo, um texto científico, um relatório de dados e outras modalidades da escrita acadêmica. Nesse sentido, a participação em pesquisas científicas auxiliar o acadêmico a se familiarizar come esta linguagem, além de expandir o repertório de leituras e, por consequência, seus esquemas e seu modo de perceber o mundo (SABOTA, 2012). O aluno-pesquisador aprende técnicas de leitura, a ler e resumir, a gerar sínteses que englobam o que ele constrói durante a leitura, a refletir sobre o tema, a elaborar tabelas, slides e cronogramas, além de participar de eventos científicos que proporcionam o compartilhamento de ideias e a construção conjunta de conhecimento, em uma perspectiva sócio-interacionista (VYGOTSKY, 1998).

Downloads

Publicado

2016-02-05