A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA: DESAFIOS ATUAIS

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pibid. Educação Básica.

Resumo

Nos últimos vinte e cinco anos do século XX, com o advento das políticas neoliberais e o fenômeno da globalização, ampliou-se no campo da educação, principalmente no Brasil, após a abertura política, o debate sobre a universidade pública e a necessidade de defendê-la como um direito democrático. Essa necessidade está vinculada ao objetivo de prestar um serviço público de qualidade que atenda aos interesses da maioria da população, em todas as áreas do conhecimento e, no que se refere a formação inicial de professores, contribuir com o processo numa lógica emancipadora do ser humano em detrimento da lógica individualista e excludente denominado de “quase mercado”, implementadas por meio de políticas públicas por forças conservadoras a partir de 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso e nos governos de Lula da Silva até os dias atuais. Em consequência disso, os cursos de graduação e principalmente a docência ficou reduzida a uma formação rápida e barata para desenvolvimento de mão-de-obra com diploma universitário. Assim, temos na universidade a reprodução dos traços autoritários e antidemocráticos da sociedade capitalista.


 

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Publicado

2016-02-05