RELATO DE EXPERIÊNCIA A FORMAÇÃO INCIAL E O RETORNO À EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Micaelle Cristina Peixoto Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
  • Bruna Batista Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

Palavras-chave:

Desinteresse na sala de aula. Formação Inicial. Desafios da Docência, PIBID.

Resumo

A investigação procura entender os motivos do contínuo e crescente desinteresse por parte dos alunos pelas aulas de modo geral e pelas aulas de História em particular: as práticas pedagógicas são insuficientes? O desinteresse está ligado ao cansaço ou às diversas distrações como internet, celulares, MSN, whatsApp? Os alunos têm visto a escola como local de socialização ou estão lá por obrigação e obediência aos pais? O que poderia ser feito para aumentar o interesse desses alunos pela disciplina de História?

Com este relato de experiência buscaremos analisar o contexto vivido e os problemas enfrentados pelos alunos do ensino médio, mediante a visão de ex-alunas que retornam à sala de aula, na condição de graduandas da licenciatura em História. Percebendo e buscando discutir as causas da deficiência educacional e o desinteresse por parte dos alunos, e ainda refletir sobre as práticas pedagógicas e metodológicas empregadas em sala de aula e seus respectivos resultados.

Biografia do Autor

  • Micaelle Cristina Peixoto Pereira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

    Graduanda do 2º ano de História da Universidade Estadual de Goiás. Bolsistas do subprojeto de História do Programa

  • Bruna Batista Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

    Graduanda do 2º ano de História da Universidade Estadual de Goiás. Bolsistas do subprojeto de História do Programa

Downloads

Publicado

2016-09-26