RELATO DE EXPERIÊNCIA A FORMAÇÃO INCIAL E O RETORNO À EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Desinteresse na sala de aula. Formação Inicial. Desafios da Docência, PIBID.Resumo
A investigação procura entender os motivos do contínuo e crescente desinteresse por parte dos alunos pelas aulas de modo geral e pelas aulas de História em particular: as práticas pedagógicas são insuficientes? O desinteresse está ligado ao cansaço ou às diversas distrações como internet, celulares, MSN, whatsApp? Os alunos têm visto a escola como local de socialização ou estão lá por obrigação e obediência aos pais? O que poderia ser feito para aumentar o interesse desses alunos pela disciplina de História?
Com este relato de experiência buscaremos analisar o contexto vivido e os problemas enfrentados pelos alunos do ensino médio, mediante a visão de ex-alunas que retornam à sala de aula, na condição de graduandas da licenciatura em História. Percebendo e buscando discutir as causas da deficiência educacional e o desinteresse por parte dos alunos, e ainda refletir sobre as práticas pedagógicas e metodológicas empregadas em sala de aula e seus respectivos resultados.