CONCEITOS DE LÍNGUA MATERNA E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR: REFLEXÕES INICIAIS
Palavras-chave:
, Língua materna. Variação linguística. DocênciaResumo
Segundo Bortoni-Ricardo (2004), a língua materna é considerada a primeira língua adquirida pela criança por meio da interação e convivência com outros sujeitos, ambos inseridos numa determinada sociedade. Essa língua assume características de espontaneidade e pouca monitoração da linguagem uma vez que ela emerge a partir de contextos não necessariamente formais e sistematizados. Ainda de acordo com essa autora, a criança começa a adquirir seu processo de sociabilização por meio da língua principalmente em três domínios sociais: a) em casa, com as interações com seus familiares; na rua, a partir de diversas relações com amigos; e na escola. A criança começa a desempenhar papeis sociais por meio de interações que ocorrem, sobre tudo, nesses domínios sociais, como por exemplo, o ser filho, amigo e aluno. Por meio das interações sociais ocorridas nos domínios sociais, Bortoni-Ricardo (2004) discute a questão da “norma padrão” e da norma “coloquial”, relacionada a questão da língua e linguagem.