A MULHER BRASILEIRA E A DESIGUALDADE DE GÊNERO

Autores

  • Jael Flávia de Paiva Araújo Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
  • Poliene Soares dos Santos Bicalho Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

Palavras-chave:

Histórias das Mulheres, História e Imprensa, feminino em Goiás.

Resumo

A invisibilidade da mulher na História é alvo de reflexões na atualidade, visto que, por muito tempo, a sua figura foi ocultada dos discursos acadêmicos, não sendo considerada como ser social que possui e produz a história da humanidade da mesma forma que o homem. A identificação da mulher como objeto da história ocorreu lentamente e por meio de iniciativas de historiadoras como Michelle Perrot, na década de 1970. No Brasil, muitos foram aqueles, que desde então, se disponibilizaram a escrever a história das mulheres e dos campos a elas associadas, como a História da Infância e a História da Família. Este trabalho buscou traçar a forma como a mulher brasileira foi tratada durante diferentes períodos históricos.

Biografia do Autor

  • Jael Flávia de Paiva Araújo, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

    Discente do 4º ano de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG/CCSEH), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)

  • Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

    Doutora pela Universidade de Brasília (UnB) e docente do curso de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (UEG/CCSEH). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-UnB (PPGAS-UnB

Downloads

Publicado

2016-02-05