CONFIANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Administração pública. Comportamento Organizacional. Confiança. Ambiente políticoResumo
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado propôs redefinir o papel do Estado que passaria a ser o promotor e regulador do desenvolvimento, com vistas a fortalecer a capacidade de governança por meio de uma Administração Pública gerencial. Para modernizar seus procedimentos lança-se mão de ferramentas aplicadas à Administração privada, como no estudo do comportamento organizacional que se dedica a investigar o comportamento de grupos e indivíduos dentro das organizações, através da análise de distintas varíaveis. A confiança organizacional tem se revelado um constructo que tem a capacidade de afetar a eficiência, reduzir curstos e levar à sustentabilidade das empresas de maneira geral. Este estudo teve como objetivo investigar aspectos da confiança organizacional no ambiente das Agências Reguladoras Federais brasileiras, em face das especificidades que tais organizações se apresentam e que podem se relacionar diretamente com a variável confiança organizacional, como a autonomia da gestão. Participaram gestores principais, ou gestores por eles indicados, de seis das dez Agências componentes do universo amostral que responderam voluntariamente ao instrumento de pesquisa elaborado para os fins deste estudo e que teve como base um questionário adotado em outra pequisa brasileira conduzida para investigar a confiança organizacional em instituições privadas. Os resultados das análises de conteúdos para todas as questões analisadas, na percepção dos gestores participantes do estudo, apontaram para categorias bastante difusas, mas que, de maneira geral, permitem identificar aspectos importantes sobre a confiança no ambiente das agências reguladoras federais. Outras investigações na área pública poderão ser conduzidas tendo como ponto de partida. tais achados