A PESQUISA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tatiane Custódio da Silva BATISTA Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
  • Nilma Fernandes do Amaral SANTOS Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

Palavras-chave:

Pergunta. Pesquisa. Ensino Fundamental

Resumo

A experiência apresentada se dá como resultado do estágio supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após algumas aulas de observação, foi proposto um projeto de intervenção a ser realizado na escola – na turma de quinto ano, sugerindo um trabalho com pesquisa. Tal tema foi escolhido por observarmos que na sala as crianças não perguntavam e por vezes não se interessavam em saber mais a respeito daquilo que estava sendo estudado. De tais fatos sugiram questionamentos como: Por que as crianças ao chegarem na escola e ao participarem das aulas não sentem a necessidade e por vezes não tem liberdade de perguntar? Como a pesquisa e a pergunta podem auxiliar na formação da criança? O que nos instigou a esse trabalho com situações e temas de pesquisas com as crianças.

Biografia do Autor

  • Tatiane Custódio da Silva BATISTA, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
    Docente do Curso de Pedagogia, Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, Anápolis (GO).
  • Nilma Fernandes do Amaral SANTOS, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
    Docente do Curso de Pedagogia, Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, Anápolis (GO).

Downloads

Publicado

2016-02-05