A PROFISSIONALIZAÇÃO DESPROFISSIONALIZADA DO PROFESSOR

Autores

  • Eliane Gonçalves Costa Anderi Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH

Palavras-chave:

Profissionalização docente. Desprofissionalização. Formação docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de profissionalização docente tão reclamado pelas atuais políticas educacionais. Para a realização dessa análise buscou-se incialmente compreender o que distingue uma profissão de uma ocupação do ponto de vista da sociologia das profissões, em seguida busca-se compreender, a partir do surgimento da escola e da institucionalização do trabalho do professor os elementos que levaram a esta institucionalização e como que isto se evolui ao longo do tempo até os dias atuais.  Para subsidiar a análise apoiou-se na história da educação, na sociologia das profissões e na análise de alguns documentos que orientam as politicas educacionais de formação de professor pautadas nas orientações dos organismos internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE), identificando os quais fatores contribuíram com o processo e as motivações das atuais políticas educacionais ao colocar tanta ênfase sob a profissionalização do trabalho do professor. O trabalho foi construído a partir do estudo de alguns artigos publicados em periódicos, em livros bem como análise de documentos legais. Identifica-se nesse estudo a grande influencia de determinações econômicas sobre a organização da careira docente e o quanto esse processo é marcado por antagonismos, avanços, recuos e lutas.

Biografia do Autor

  • Eliane Gonçalves Costa Anderi, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
    docente da UEG Anápolis e  doutoranda da PUC/Goiás bolsistas FAPEG

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Publicado

2016-02-05