A RELEVÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UEG CÂMPUS ANÁPOLIS-CSEH

Autores

  • Misley Ferreira Viana Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
  • Joana D’arc Bardella Castro

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Vantagem Competitiva. Gestores Qualificados

Resumo

O artigo tem por objetivo principal conhecer a opinião de futuros administradores em relação à temática ambiental. A metodologia utilizada foi caráter descritivo-explicativo. A gestão ambiental empresarial contribui com o alcance dos objetivos organizacionais gerando o menor impacto possível no meio ambiente no decorrer dos processos produtivos. Dos entrevistados, 41,67% priorizariam a utilização de energias limpas e renováveis, como futuros gestores. A implantação de uma efetiva gestão ambiental tem a capacidade de mudar positivamente a imagem de uma empresa junto aos consumidores e a sociedade, entretanto, isso não deve estar relacionado apenas a atitudes superficiais que visem unicamente o marketing verde, mas sim com práticas éticas, legais, responsáveis e verdadeiras. Várias vantagens competitivas podem ser atingidas por meio do gerenciamento ambiental, como a melhoria da imagem da empresa, a redução de custos e a satisfação dos clientes internos e externos a organização. Diante deste cenário é fundamental aos gestores estar qualificados, preparados e atualizados com métodos mais eficientes que propiciam a utilização racional dos recursos, além de implantar estratégias que fomentam a obtenção do diferencial competitivo

Biografia do Autor

  • Misley Ferreira Viana, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
    Graduanda em Administração e Programa Bolsa Monitora de Estatística da Universidade Estadual de Goiás unidade UnUCSEH
  • Joana D’arc Bardella Castro
    Orientadora da pesquisa. Economista e Doutora em Economias pela UnB-Brasília. Professora pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás unidade UnUCSEH

Downloads

Publicado

2016-02-05