INUNDAÇÕES URBANAS: córrego das Antas e córrego Cesários em Anápolis

Autores

  • Gracielle De Souza Silva Guichard Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Inundações Urbanas. Erosão. Ações Antrópicas.

Resumo

A área visitada no trabalho de campo está localizada na cidade de Anápolis no estado de Goiás. E o ponto de estudo é focado na Avenida Brasil Sul e Norte com a Avenida Afaiad Rana, mas sendo direcionado por inteira área urbana da cidade.

O trabalho proposto apresenta os conceitos de inundações onde destaca e relaciona o processo de urbanização; de erosão, relacionando o córrego das Antas e o córrego dos Cesários, com a população que habita essas áreas.

As inundações urbanas são fatores decorrentes de dois aspectos, provocados por ações naturais, e por fatores antrópicos causado pela ação do homem em decorrência da sua ocupação em determinadas áreas.

Assim podemos destacar um conceito de inundações com referência no que reflete nos critérios adotados no trabalho de campo,

[...] inundações são fenômenos que fazem parte da dinâmica fluvial, atingindo periodicamente as várzeas, também denominadas planícies de inundações. Corresponde ao extravasamento das águas de um curso de água para as áreas marginais, quando a vazão é superior á capacidade de descarga da calha (OLIVEIRA, 1998 Apud SANTOS, 2012, P.03).

  Portanto, as consequências que podemos destacar em relação à população, e que as inundações decorrentes no córrego das Antas e no córrego Cesáreos são, objetivadas por um meio físico natural, pelos impactos ambientais ocasionados pela má infra-estrutura, e por uma segregação sócio-espacial; mas sobre tudo essas ações estando  exposta a todos.

Downloads

Publicado

2016-09-21