O CONSUMISMO INFANTIL: a influência das mídias
Palavras-chave:
Televisão e consumo infantil. Publicidade para crianças. Consumo infantil e a televisãoResumo
Campelo (2009) afirma que, com a sua programação dividida entre programas e publicidade, a televisão tem o alto poder de influenciar as pessoas, pela necessidade que estas têm de consumir produtos anunciados – a criança também é telespectadora de publicidade, e tem se tornado um público rentável, acarretando em um crescimento no número de propagandas voltadas a elas, com uma linguagem lúdica e um verdadeiro mundo de fantasias, fazendo necessário que haja estudos e pesquisas de como a TV pode influenciar as crianças para o consumo.
Este estudo foi feito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), para obtenção do título de pedagoga da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, sob a orientação da professora MirzaSeabraToschi. A autora deste foi bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PBIC – UEG), integrante da equipe do projeto Inclusão Digital e Social – Conhecimento de Cidadania e atualmente do Projeto de Extensão, Ciranda Digital da Cidadania.
A presente pesquisa teve como objetivos analisar quais influências de consumo são estimuladas pela televisão na vida cotidiana das crianças das séries iniciais do ensino fundamental; verificar o que as crianças assistem na televisão; analisar o que as crianças consomem e que são veiculadas em programas infantis; investigar a compreensão das crianças em relação ao consumo; observar o comportamento da criança em relação à prática de consumir; avaliar se a condição financeira da família da criança demonstra ser um elemento importante quanto ao consumo do que é visto na televisão.