A SOCIOLINGUÍSTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: Pesquisa parcial de textos produzidos por alunos do 1º e 3º ciclos do CEJA em Anápolis-GO

Autores

  • Viviane Leandra dos Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
  • Shirley Mattos Universidade Estadual de Goiás ccseh

Palavras-chave:

Saliência fônica, Concordância verbal, Concordância nominal, Sociolinguística variacionista, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

: O presente artigo visa analisar textos dos alunos de 1º e 3º ciclos do CEJA em Anápolis-GO  produzidos durante o primeiro semestre de 2015, a partir de artigos e charges com o objetivo de verificar a ocorrência de desvio da concordância verbal e nominal. Levando em conta os estudos de Labov sobre a sociolinguística variacionista ou quantitativa. Nessa primeira parte do artigo, visaremos o conceito sobre sociolinguística variacionistas e como os estudos estão sendo aplicados em sala de aula e as análises dos textos serão feitas num segundo momento da produção do artigo.

Biografia do Autor

  • Viviane Leandra dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH
    (Bolsista do programa de pró-licenciatura da UEG, Curso de Letras, UEG-CCSEH).
  • Shirley Mattos, Universidade Estadual de Goiás ccseh
    Docente, Curso de Letras, UEG-CCSEH

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Publicado

2016-02-05