O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Formação docente, Produção textual, Língua Portuguesa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo examinar as divergências e convergências das abordagens do ensino de produção textual na formação e na atuação docente observando o que é proposto e realizado na Educação Básica. O cotidiano da sala de aula tende a ser complexo e desafiador para o docente, isso ocorre desde o planejamento das aulas até a interação com os alunos durante o ano letivo. Quanto ao ensino de produção textual, este é um tema que deve estar sempre em pauta já que trata do desenvolvimento da escrita. Pode-se observar, no entanto, que o tratamento dado a esta habilidade nos níveis de ensino oscila entre diferentes abordagens. Sendo assim, este trabalho tem como foco a atuação do professor, uma vez que este é o responsável pelas escolhas que norteiam sua prática. A fundamentação deste trabalho dialoga com as teorias de Bakthin e Foucault acerca do sujeito e com as teorias de Possenti, Pereira, Ilari, Schneuwly & Dolz, dentre outros autores, acerca dos gêneros textuais e do ensino de produção textual. Espera-se com esta pesquisa contribuir com referencial teórico para estudos semelhantes sobre práticas pedagógicas e para uma melhor compreensão das escolhas feitas pelo professor das abordagens que permeiam o ensino-aprendizagem de produção textual.