A UTILIZAÇÃODE FILMES E A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
  • Vanderlei de Castro e Silva Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
  • Victoria Marques Bento Corrêa Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
  • Maria de Fátima Oliveira Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH

Palavras-chave:

Filme. Metodologia. Ensino de História.

Resumo

O aprendizado na escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas, exercícios e o uso constantedo livro didático, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e elaboração de trabalhos, criando novas estratégias para que os discentes se interessem mais pelos conteúdos e tenhamuma maior participação em sala. Para que o processo ensino/aprendizagem seja alcançado plenamente é necessário, muitas vezes, sair da rotina escolar. Assim, professores e demais envolvidos em sala de aula devem buscar alternativas, como por exemplo, o que propõe esse projeto, pois constatamos que o “cinema” pode servir como um importante instrumento de debate, críticae reflexão em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes, Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
    Graduanda do 1º período do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do Programa Institucional
  • Vanderlei de Castro e Silva, Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
    Graduando do 4º ano do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de  Iniciação à Docência (PIBID). 
  • Victoria Marques Bento Corrêa, Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
    Graduanda do 1º período do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de  Iniciação à Docência (PIBID). 
  • Maria de Fátima Oliveira, Universidade Estadual de Goias, Campus CSEH
    Coordenadora de Área do subprojeto de História (PIBID/Universidade Estadual de Goiás – Anápolis, GO)

Downloads

Publicado

2016-09-19