COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM CONDIÇÕES “ESPECIAIS”
Palavras-chave:
Inclusão escolar. Educação especial. Docência.Resumo
A partir de discussões teórico-empíricas é que surgiu a realização desta investigação qualitativa, desenvolvida no segundo semestre de 2013. Com esse estudo, procurou-se compreender o cotidiano escolar de crianças em condições “especiais”, com foco na atuação metodológica do professor em sala de aula. A fundamentação teórica apoiou-se, especialmente, em Bueno (1999), Mazzotta (1990), Portela e Adrião (2011), Sassaki (1997) e Boneti (1998). Para Bueno (1999), é importante se ter clareza em relação aos conceitos de integração e de inclusão, sobretudo quando o assunto é educação especial. Para Portela e Adrião (2011), a educação especial é uma modalidade da educação escolar brasileira destinada aos portadores de necessidades especiais educativas. Sassaki (1997) atesta que a inclusão é um movimento social de grande repercussão, que ganhou muita força a partir dos anos 90, e tem como pressuposto a igualdade entre os homens, ou seja, a luta contra qualquer forma de discriminação. Para Boneti (1988), excluir significa criar e perpetuar condições sociais que tornam permanente o ato de morrer. A realização do estudo possibilitou inferir que os professores ainda planejam e desenvolvem aulas dentro da noção pedagógica de padronização e hegemonização do ensino, desconsiderando as realidades e necessidade dos alunos portadores de necessidades educacionais. Por outro lado, os professores reconhecem a importância de subsidiarem seus trabalhos pedagógicos numa metodologia de acordo com as necessidades e capacidade de cada aluno, inclusive os portadores de necessidades especiais, trabalhando com atividades lúdicas e dentro das limitações que lhes são proporcionadas.