EXPLORING LEARNING POSSIBILITIES BEYOND COURSEBOOKS”:Potencial de input linguístico promovido por meio dos jogos de tabuleiro “Tabboo, English Puzzles e Cara-a- Cara”¹

Autores

  • Cláudio Henrique Costa Bueno
  • Barbra Sabota

Palavras-chave:

Linguagem, Jogos, Aprendizagem

Resumo

Este resumo tem como objetivo analisar o potencial de aprendizagem de input linguístico promovido pelo estudo de três jogos em questão: “Tabboo, English Puzzles e Cara-a- Cara”. As análises foram realizadas visando promover a aprendizagem de língua inglesa por meio de um trabalho lúdico e motivador. Argumentamos ser o jogo de tabuleiro um material didático auxiliar em aulas de inglês como língua estrangeira de uma maneira com que o aluno possa interagir e se sentir motivado para a aprendizagem abrindo novos horizontes para o ensino de inglês em ambiente escolar e de como a pesquisa por meio de jogos de tabuleiro diante de estudos bibliográficos tem se desenvolvido e potencializado a aprendizagem de língua estrangeira por meio de recursos lúdicos e tecnológicos. Sendo assim os jogos de tabuleiro vem se desenvolvendo um potencial de aprendizagem de línguas estrangeiras desenvolvendo habilidades linguísticas (comunicação, léxico e gramático) e habilidades sociais (táticas de raciocínio lógico, tomadas de decisões, trabalhos de cooperação e colaboração) que possibilitam não apenas o desenvolvimento de linguagem como o desenvolvimento sóciocognitivo de aprendizagem que estará internamente ligada não apenas aos conhecimentos científicos, mas sim as práticas abordadas e vividas no ambiente em que se situa. Como é o caso dos jogos de tabuleiro não conta apenas as experiências praticadas e vividas com a prática do jogo, mas sim também o convívio do grupo, o tipo de jogo, as principais técnicas de habilidades que se desenvolvem durante a aprendizagem por meio de jogos de tabuleiro.

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Publicado

2016-09-21