FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: metodologias e práticas docentes em escolas públicas de Anápolis.
Palavras-chave:
Análise do Discurso. Formação de professores. Metodologias de ensino. Ensino de língua materna.Resumo
Esta pesquisa revisita algumas concepções metodológicas cultivadas pelos professores de língua portuguesa no Ensino Fundamental da Educação Básica em escolas públicas e alguns formandos em licenciatura da Cidade de Anápolis. A partir de alguns conceitos utilizados pela Análise do Discurso, verifica-se nos dados coletados, se os conhecimentos acadêmicos de formação docente orientam esses professores ou se a vivência em sala de aula passou a desencadear metodologias mais intuitivas e informais no processo de ensino-aprendizagem. Verifica-se também os aspectos que se distanciam e os que se aproximam do embasamento teórico universitário recebido durante o processo de formação profissional. Para isso, foi feita a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturada e de apontamentos informais em diário de campo. Com esses dados em mãos, foram levantadas questões acerca do fazer pedagógico do professor e a construção do sujeito desde a formação até a prática pedagógica em sala aula com a intenção de compreender as diversas atuações profissionais no cenário atual da formação do professor de língua materna. Enfim, esta pesquisa analisa a prática do professor de língua portuguesa, bem como suas concepções, métodos e abordagens de conteúdos.