O USO DA FERRAMENTA VODCAST E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR: uma contribuição dos professores em formação no Pibid

Autores

  • Mary Soares de Almeida Reis
  • Barbra Sabota

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Inglês. TDIC.

Resumo

Vivemos em uma sociedade contemporânea atual e globalizada onde é incontestável a afirmação de que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fazem parte de nossas relações sociais, econômicas, políticas, pessoais por sua rápida inserção de informações, ideias que promovem a busca incessante de conhecimento. Ao voltarmos o olhar para essa nova sociedade que emerge, mais informada e portanto com maior conhecimento, necessitamos repensar os espaços escolares , conforme salienta Gadotti (2005) que para se alcançar a plenitude de conviver com a sociedade da informação e do conhecimento , o espaço escolar deverá proporcionar mecanismos para que o aluno, em atividades desenvolvidas nas aulas, possam buscar a autonomia e construir informações sólidas que devem ser assimiladas de forma crítica, para assim incorporar o conhecimento. Sendo assim é preciso pensar num processo de formação de professores onde o mesmo possa executar mecanismos de ensino-aprendizagem a partir da concepção de que não é mais o único detentor do saber. Passa, portanto, a assumir a posição de mediador, gerenciando o aprendizado através de direções para que o aluno possa buscar a informação e a construção de seu conhecimento. Para Vygotsky (1989) o conhecimento é atingido a partir das Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), relação essa que há uma mediação direta entre os sujeitos, em que um, com mais conhecimento, apresenta mecanismos para o outro contribuindo assim para a construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-09-21