TEACHING BEYOND COURSEBOOKS: ANÁLISE, ADAPTAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Barbra Sabota

Palavras-chave:

TDIC, material didático, ensino-aprendizagem de inglês como LE.

Resumo

Este texto é um relato analítico do projeto em andamento em nosso campus sobre o uso de materiais alternativos no processo de ensinoaprendizagem de inglês como língua estrangeira (doravante ILE). Por meio desta comunicação pretendemos para além de explicar o funcionamento do projeto (que se encerra em 2016), discutir os benefícios da formação de grupos de pesquisa em nossa universidade para a construção colaborativa de saberes durante a formação universitária.

A adaptação de materiais para uso em sala de aula de língua estrangeira (LE) tem sido uma prática constante e necessária entre professores que primam por um ambiente mais personalizado, colaborativo, convidativo e motivador para seus alunos (ISLAM e MARES, 2003). Como materiais de uso didático pretende-se abranger além do livro texto e seus componentes outros materiais frequentemente utilizados no ensino de idiomas como ilustrações, charges, músicas, vídeos, jogos, apostilas, sequências didáticas, CD Roms, Cursos em formato digital variado, como sites de internet com destino ao ensino-aprendizagem/ prática de inglês tais (cursos e exercícios online) e, mais recentemente, aplicativos diversos que visam auxiliar o processo de desenvolvimento de aprendizagem autônoma de línguas.

Downloads

Publicado

2016-09-21