TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: práticas pedagógicas dos professores do grupo de estudos em Educação Física da rede municipal de Educação de Anápolis-Go

Autores

  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Trasdisciplinaridade. Educação Física escolar. Prática pedagógica.

Resumo

A presente pesquisa discute os princípios da teoria transdisciplinar para a educação escolar, problematizando a relevância da instituição social escola na formação humana. Além disso, reflete sobre a contribuição específica da Educação Física escolar sob esse olhar epistemológico.

Dessa maneira, acreditando que a reflexão sobre as práticas pedagógicas é de suma importância para se pensar a educação do século XXI, alguns questionamentos merecem atenção no que concerne ao contexto educacional: qual a função da escola no atual momento histórico? Que tipo de aluno a escola pretende formar para a sociedade do século XXI? E, consequentemente, para qual sociedade?

Compreende-se que o atual ambiente social está repleto de ações e valores que precisam ser repensados, tais como o individualismo, a competição exacerbada, a ingratidão, a violência, a crise da ética, o esvaziamento da pessoa humana, dentre outros. Assim, aspectos como a solidariedade, a cooperação, a cultura de paz, a empatia, a criatividade, a afetividade, a sensibilidade, a consciência ambiental e outros valores humanistas precisam ser reverberados. A sociedade atual clama por um olhar sensível para o ser humano. Nesse caminho, a escola como espaço de reflexão humana tem papel relevante para contribuir na formação de seres humanos sensíveis, criativos, dotados de consciência individual, social e planetária, bem como tem muito a colaborar para uma sociedade melhor para todos.

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Publicado

2016-09-21