UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE ALGUMAS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS DOS PCN

Autores

  • Sunamita Pereira de Morais
  • Silvair Félix dos Santos

Palavras-chave:

PCN, Educação, Língua Portuguesa

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram elaborados nos anos 90 pela Secretaria de Educação do Ensino Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto tendo como objetivo primordial a constituição de uma proposta de reorientação curricular para secretarias de educação, escolas, instituições formadoras de professores e de pesquisa, editoras etc. Com um enfoque mais reflexivo sobre a prática pedagógica e a formação crítica do cidadão. Atualmente, eles são vistos como a base para o trabalho em sala de aula. Assim, os PCN do 3º e 4º ciclos surgem a partir da vigente necessidade de se construir uma referência curricular nacional para o ensino fundamental que possa, de uma parte, ser discutida e incorporada em propostas regionais (nos estados e municípios brasileiros), em projetos educativos nas escolas e nas salas de aula; de outro, garantir a todo aluno do país o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da sua cidadania. Com isso, neste trabalho, propomos uma análise crítica de como se manifesta a articulação de algumas teorias e termos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa do 3º e 4º ciclos. Considerando que os PCN são um dos norteadores da educação em que se observa o contexto sócio ideológico em que eles são implantados. Nesse sentido, as perguntas diretrizes para esta pesquisa seriam: Que ideologia está inerente à produção discursiva dos PCN? Quais os possíveis efeitos que esta ideologia produz? Certas teorias e categorias elencadas pelos PCN levam em consideração o contexto real de aplicação e as identidades dos sujeitos envolvidos, isto é, escola, professor e aluno? No que se refere à análise, esta será feita sob a óptica da Análise Crítica do Discurso, conduzida pelo conceito adotado por Fairclough (2001), em que o discurso é visto como uma forma de agir socialmente; ou seja, é através do discurso que as pessoas interagem umas com as outras no mundo social. Para fundamentar a compreensão do corpus dessa pesquisa, será considerado também as três classificações distintas para o significado, propostas por Fairclough (2001), a saber, significado acional, significado representacional e significado identificacional.

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Publicado

2016-09-21