UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS: RELEMBRANDO AS LUTAS DE MARTIN LUTHER KING JR. PELOS DIREITOS CIVIS E PROBLEMATIZANDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino crítico de línguas. Inglês. Martin Luther King Jr.Resumo
Essa proposta de investigação surgiu a partir de leituras prévias sobre o ensino crítico de línguas (URZÊDA FREITAS e PESSOA, 2011; FIGUEIREDO, 2014) e de atividades realizadas com uma turma multisseriada de uma escola particular situada na cidade de Goiânia – GO, no primeiro semestre de 2015. As atividades ocorreram no período de 3(três) encontros em que o nosso objetivo maior foi o de problematizar relações de preconceito que ocorrem no interior da sala de aula e propor ações de reflexão e mudança. Para alcançarmos o nosso objetivo maior, duas aulas foram planejadas e executadas para que @s alun@s conhecessem e compreendessem a importância de Martin Luther King Jr. (doravante MLK) no contexto sociocultural norte-americano. Essas ações foram realizadas como pano de fundo para abordarmos as práticas de preconceito relatadas por alun@s e coordenadora da escola antes da realização das atividades. As aulas foram ministradas em Português e Inglês, pois se tratava de alunos com faixa etária entre 12 e 15 anos de idade e com pouca fluência na língua-alvo/Inglês.