UNIDADE PRISIONAL DE GOIANÉSIA-GO: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO PRISIONAL
Palavras-chave:
Educação Prisional. Práticas educativas. Reinserção social.Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa em andamento sobre Educação Prisional, tendo como referência a Unidade Prisional de Goianésia-GO (UPG). Especificamente a pesquisa se propõe a investigar se as práticas educativas, o acompanhamento pedagógico e os planejamentos utilizados estão coerentes com uma proposta de educação emancipadora que promova a autonomia e inclusão de pessoas que estão à margem da sociedade. O estudo faz uma análise da história das prisões, destacando as mudanças no discurso em relação ao papel social dessa instituição. A pesquisa apresenta também a importância da educação enquanto fator de transformação social e crescimento pessoal e identifica a educação de jovens e adultos em privação de liberdade no campo do direito. A questão reside em como articular um ensino nos cárceres, promovendo a formação cognitiva e ética que possibilite a reintegração social de jovens e adultos desprovidos de liberdade. É possível uma educação redutora de distâncias sociais, numa perspectiva mais humana e solidária? Esse trabalho justifica-se pela necessidade de análise das fragilidades ou das potencialidades da educação oferecida aos jovens e adultos em privação de liberdade no presídio de Goianésia. Para tanto, é preciso refletir sobre o papel da educação e do sistema prisional e conhecer as práticas educativas adotadas. O estudo proposto contribui para uma compreensão do papel da Unidade Prisional e das práticas educativas empreendidas, analisando o significado da educação ofertada no presídio para uma reintegração social dos jovens e adultos em privação de liberdade, podendo provocar debates e estudos que permitam ressignificar as práticas e políticas de escolarização da Instituição.