USO E APROPRIAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação, Letramento tecnológico. Aprendizagem. Educação.Resumo
O impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na vida cotidiana – os computadores, a internet, os smartphones, além de diversos outros tipos de mídias tecnológicas – coloca novos desafios para o trabalho pedagógico frente ao uso contemporâneo dessas tecnologias na escola, principalmente no que tange à apropriação tecnológica por crianças e jovens, o que conduz à reflexão da prática pedagógica voltada ao uso das TIC sobre as relações que os estudantes estabelecem entre espaço público e privado, trabalho e lazer (RIVOLTELLA, 2007) e outras formas pertinentes ao processo de desenvolvimento humano relacionado ao uso tecnológico no ambiente escolar.
No que se refere à relação entre as TIC e a educação, Ramal (2002) propõe cenários em que essa relação se constrói: (1) exposição a informações efêmeras, substitutas da instrução e da instituição escolar; (2) priorização de professores com habilidade técnica, mas acríticos à produção e uso das TIC; (3) educação escolar híbrida, com formação humana crítica (tecnologias da liberdade). Nesse sentido, esta autora demonstra como a inserção das TIC na educação tem buscado melhorar o quadro de baixa aprendizagem dos alunos, apesar de uma quantidade gritante da população escolar que não se adaptou a essa inserção tecnológica.
Ante essas reflexões, a presente pesquisa busca inicialmente refletir sobre os fundamentos teóricos e exemplificações no que tange à interação, participação e construção do conhecimento (FREIRE, 1970; LEITE, 1991; OLIVEIRA, 1997; PEREIRA, 2007), bem como sobre processos de letramento tecnológico na escola (XAVIER, 2005; GODOY, 2010). A questão norteadora do estudo aqui proposto, portanto, é a seguinte: até que ponto pode-se falar em letramento tecnológico diante da situação concreta de disponibilidade das TIC na escola, seu uso e apropriação pelos estudantes? Consoante isso, o objetivo geral está em analisar o uso das TIC na aprendizagem escolar em uma escola pública da periferia do Distrito Federal – nas modalidades de Ensino Fundamental (Educação Integral e Regular) e Ensino Médio –, a fim de observar o impacto e a apropriação dessas tecnologias pelos jovens pertencentes à referida instituição escolar. Os objetivos específicos configuram-se em: (1) demonstrar os meios de acesso às TIC de cada nível de ensino da escola pesquisada; (2) tipificar a utilidade das TIC no cotidiano escolar; e (3) caracterizar a apropriação tecnológica dos alunos em relação ao acesso às TIC.