VISÕES DOCENTES SOBRE LÍNGUA MATERNA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Autores

  • Caroline Castro
  • Gabrielle Ribeiro
  • Elson M. da Silva

Palavras-chave:

Língua Materna, Preconceito Linguístico, Variação Linguística.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de responder à seguinte questão: Qual a perspectiva do docente sobre língua materna, variação linguística e preconceito linguístico? A elaboração deste trabalho se deu através de uma proposta do professor para a disciplina “Bases Linguísticas da Alfabetização” com o objetivo de ser o trabalho final da disciplina. Para a obtenção dos dados empíricos, optamos pela aplicação de questionários semiestruturados a três docentes de uma escola de Ensino Fundamental de Anápolis, a fim de constatarmos quais eram as concepções dos docentes sobre os fenômenos abordados. Tivemos como base para a nossa pesquisa as teorias a respeito de língua materna, variação linguística e preconceito linguístico de Bortoni-Ricardo (2008) e Marcos Bagno (2009). Na primeira parte do trabalho, discorremos sobre as fundamentações teóricas; na segunda, temos a análise dos dados obtidos empiricamente e finalizamos com as discussões e conclusões, onde identificamos que os docentes participantes da pesquisa têm concepções de língua materna, variação linguística e preconceito linguístico que correspondem às teorias dos principais teóricos citados na pesquisa.

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Publicado

2016-09-21