INCENTIVO E PRÁTICA DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA E ARTES NO COLÉGIO AMÉRICO BORGES DE CARVALHO
Palavras-chave:
PIBID. Prática de Leitura. Escrita. Letramento Literário. Formação Docente.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas no colégio estadual Américo Borges de Carvalho (ABC), no ano de 2015, pelos bolsistas de Letras da Universidade Estadual de Goiás (Campus CSEH) vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação do Ministério da Educação (MEC), que atuam na fomentação e formação inicial e continuada de professores para a educação básica. O enfoque principal desse programa, quanto aos alunos bolsistas, é despertar-lhes o interesse pela prática docente e pela pesquisa, que através do assessoramento do coordenador de área do subprojeto em parceria com a escola de educação básica da rede pública de ensino, incentiva-os a aplicar os conceitos obtidos por parte deles, assimilados por meio das atividades, estudos, procedimentos teóricos, críticos e didáticos. Quanto à abordagem a ser trabalhada, a mesma está vinculada à prática de letramento no contexto escolar, ressaltando a necessidade se de trabalhar os processos de leitura e escrita por meio da prática. Observa-se que a inserção dos bolsistas no contexto das escolas públicas desde o início do curso proporciona uma formação acadêmica sólida, ancorada na realidade e a oportunidade de refletir sobre a prática no fazer cotidiano. Para isso, os acadêmicos desenvolvem atividades didático-pedagógicas na escola, sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da escola-campo. Nesse sentido, tendo em vista o foco primordial do projeto acreditamos que este documento corrobora a importância do compromisso legítimo que deve haver entre a escola, o professor e o aluno no que diz respeito à construção crítica e social do saber e à formação da cidadania, como também descortina a relevância didático-pedagógica em sala de aula.