O TRABALHO DE CAMPO NO ESTUDO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS: GO
Palavras-chave:
Trabalho de campo. Problemas ambientais. Micro bacia do Córrego dos Cesários. PIBID GeografiaResumo
A Geografia na escola geralmente é caracterizada por conteúdos massificados (presentes nos manuais didáticos) que frequentemente não se articulam com outros conteúdos escolares e, principalmente, com o contexto local (do estado, do município, do bairro e dos arredores da escola). Considerando que o contato com a realidade poderá dar ao aluno uma nova dimensão dos assuntos tratados em sala de aula e que o trabalho de campo pode cumprir esse papel de correlacionar a teoria à prática foi proposta, no contexto do Subprojeto PIBID de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CSEH), a realização de um trabalho de campo desenvolvido em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral dessa atividade foi abordar os problemas ambientais urbanos com base na microbacia hidrográfica do Córrego dos Cesários, especificamente no trecho localizado nas proximidades da escola parceira do referido Ssubprojeto, o Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, em Anápolis- GO. Os objetivos específicos foram: consolidar conhecimentos sobre os aspectos locacionais e físicos naturais de Geografia no contexto da citada micro bacia, compreender o processo de ocupação e organização do espaço e os impactos decorrentes, desenvolver o espírito crítico e investigador dos alunos; adquirir técnicas de coleta e organização de diferentes tipos de informações; desenvolver técnicas de expressão gráfica; cooperar na realização de trabalhos em equipe e interessar-se pela preservação do patrimônio ambiental. Antes de sua efetivação, entretanto, foram realizadas uma série de atividades preparatórias, dentre elas: o reconhecimento do espaço a ser visitado e investigado, o estudo de textos teóricos e de trabalhos de pesquisa já existentes sobre a microbacia, a preparação de aulas, de textos didáticos, de roteiro de estudos e a elaboração da maquete da microbacia. Ao final das atividades os alunos avaliaram o trabalho realizado pelo PIBID.