UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Hermindo Elizeu da Silva
  • Barbra Sabota

Palavras-chave:

Letramento, Língua Inglesa, EJA.

Resumo

Com o advento das tecnologias e da globalização, as fronteiras reais têm sido desfeitas, tempo e espaço encurtados e as relações sociais modificadas. Vive-se hoje, portanto, uma era na qual os limites foram fundidos, isto é, desfizeram-se e refizeram-se por conta da fluidez proposta no conceito de modernidade líquida (BAUMAN, 2001). A mudança nas estruturas dessa sociedade, por sua vez, exige uma nova forma de se trabalhar com línguas estrangeiras, o que pode ser comprovado por meio da preocupação de alguns linguistas aplicados, como Moita Lopes (2006) e Rajagopalan (2003), os quais, por meio de suas obras, iniciam a discussão sobre o objetivo do ensino de línguas: empoderar os indivíduos para que estes sejam capazes de utilizar a língua alvo em diversos contextos, não apenas para transmitir uma mensagem, mas para construir significados e se expressar por meio destes.

Downloads

Publicado

2016-11-24