HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA DE LINGUAGEM E TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA
Palavras-chave:
História da Educação. Linguagem. TecnologiasResumo
Este trabalho se desenvolve a partir das aulas ministradas na disciplina História da
Educação em Goiás, realizada na Pós-graduação Lato Sensu Educação, Formação Docente e
Linguagem, sendo uma análise da história da educação da Universidade Estadual de Goiás –
UEG, do Câmpus São Miguel do Araguaia, através da análise dos conceitos de
língua/linguagemdo presentes nos Projetos Político Pedagógico do Curso (PPC’s) de Letras e
de Pedagogia, para compreender esse processo de mudanças e constituições. Como também a
análise do funcionamento discursivo da disciplina Linguagem, Tecnologias e Produção
Textual presente em ambos PPCs. Tem por base metodológica a História das Ideias
Linguísticas (HIL), para compreender o processo de formulação e legitimação da língua
nacional e os modos de desnaturalizar os sentidos cristalizados em relação às questões de
linguagem, de língua e de linguísticas. Ao definir a língua/linguagem num documento
institucional, vestígios são deixados permitindo estudar os processos históricos e sociais que
fizeram parte da constituição do curso de Letras da UEG em São Miguel do Araguaia. Dessa
forma, se, por um lado, a linguagem e tecnologia significam deslocamentos em relação a
grades anteriores, por outro, ainda está estruturada dentro uma memória institucional,
cristalizada. Mas a possibilidade de produzir efeitos é abrangente significando de outros
modos no ensino da linguagem, em cursos de Letras e de Pedagogia. Desse modo, este estudo
se constitui a partir de um olhar sobre a história da educação de Goiás e da constituição da
UEG. Compreendendo, portanto, que tal como a história da educação em Goiás, a ementa de
Letras e Pedagogia significam um momento de deslocamento e construção de novos saberes
ao ensino da linguagem. Essas possibilidades, ainda em bases cristalizadas, permite que o
ensino em Goiás, continue avançando de acordo com suas condições de produção histórica e social.