OS MILITARES E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, História dos Militares no Brasil, “militarização” em escolas públicasResumo
Este artigo tem a pretensão de discutir em linhas gerais a relação dos militares com a
educação no Brasil a partir de um recuo histórico que privilegia a Primeira República para em seguida
analisar as atuais inserções desta Corporação no campo educacional especialmente no Estado de
Goiás, o qual é apontado como líder no processo de militarização das escolas públicas. O breve recorte
histórico dos militares no Brasil parte da criação da Liga de Defesa Nacional, ao qual a sua atuação
está ligada à campanha vitoriosa pela implantação do Serviço Militar Obrigatório no Brasil, com
cunho da ideologia nacionalista, que possibilita a autonomia política e econômica de determinada
região a frente das demais, despertando uma sensação de preconceito a outros indivíduos que não
fazem parte de sua tradição. Vemos que nas atuais escolas “militarizadas”, os alunos não se
encaixavam nos perfis militares e a condição econômica e social desses indivíduos não é adequada às
exigências da Polícia Militar. Portanto, o “enquadramento” no modelo militar do aluno de uma escola
pública convencional pressupõe uma série de mudanças radicais que serão necessárias no decorrer da
implantação desse novo modelo escolar. A repercussão desse processo de “militarização” e sua
suposta eficácia a partir de notícias divulgadas pelos meios de comunicação de massa vêm sendo
justificadas como o método de acabar com a violência que determinadas escolas públicas vem
enfrentado no seu cotidiano. Para fomentar esse trabalho foram feita leituras de diversos artigos sobre
a temática da influencia dos militares na educação brasileira e a analises de algumas noticias online
nos meios midiáticos.