ASPECTOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS NA DEFINIÇÃO DE QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO

Autores

  • José Alan Barbosa da Silva UEG
  • Fabricio Schlag

Palavras-chave:

Qualidade do serviço. Transporte público. Percepção dos usuários

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar, através de um levantamento bibliográfico, quais fatores
são considerados como relevantes pelos usuários para que o transporte público tenha
qualidade. Os modelos desenvolvidos por diversos autores desempenham um papel relevante,
e operam como referencial para que empresários e gestores que desejam obter a qualidade
necessária e suficiente em serviços, possam tomar decisões a respeito de práticas a serem
desenvolvidas e empregadas nas operações e atividades do transporte público. Os dados
demonstraram que fatores como: estado das vias; características dos locais de parada;
comunicação; lotação; tempo de viagem; custo da passagem; acessibilidade a portadores de
necessidades especiais; segurança; pontualidade do serviço, são aspectos avaliados como
essenciais para a qualidade do transporte público urbano. Conclui-se que os problemas do
trânsito aumentam à medida em que mais veículos estão trafegando nas ruas e com isso,
comprova-se a relevância de os munícipios, estados e governo federal, investirem no
transporte público, na estrutura urbana que necessita de formulações, da política pública e de
planos que possam contribuir com o crescimento das cidades. Além disso, os usuários
precisam se sentir seguros e confortáveis em optar pelo transporte público.

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Publicado

2017-09-05