OS NÍVEIS DE LEITURA DE ALUNOS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A PARTIR DE LEITURAS E ANÁLISES DE TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Ramon Borges Portilho
  • Antônio Oliveira

Palavras-chave:

Literatura, Leitura Literária, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho faz uma abordagem aos níveis de leitura de alunos do 9° ano de uma
escola da rede pública de ensino a partir da leitura literária, tendo em vista que a Literatura,
geralmente, não é abordada nesse contexto como deveria ser, dando ênfase ao letramento
literário (COSSON, 2006). Sendo assim, propõe-se um trabalho voltado a maneira de
trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental, visando-a como um processo presente no
cotidiano dos alunos pesquisados, com o objetivo de mostrar a condição que ela tem de fazer
o aluno/leitor refletir sobre si e sobre o mundo em que vive, tendo o conhecimento de que os
estudos literários abordam questões socioculturais do contexto em que se insere. (RAMOS e
ZANOLLA, 2007). A leitura de textos literários contribui na formação de leitores
competentes e críticos (COSSON, 2006), dessa maneira, o trabalho mostra que a Literatura é
uma prática social formadora da identidade do indivíduo, uma vez que a mesma é capaz de
desenvolver a formação de indivíduos ativos na sociedade em que estão inseridos, levando em
conta também sua capacidade de extrair os sentimentos de seus leitores (MARTINS, 1994).
Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo segundo Alves-
Mazzotti e Gewandsznajder (2002), por meio de oficinas pedagógicas e análises de textos
literários feitas pelos alunos pesquisados, tendo como objetivo a coleta de dados para a
realização das discussões e resultados à luz das teorias de Martins (1994), Cosson (2006),
Ramos e Zanolla (2007) e Silva (2009) afim de mostrar a importância da leitura literária na
formação do leitor enquanto cidadão que atua ativamente na sociedade em que está inserido
por meio da leitura.

Downloads

Publicado

2017-09-05