AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E O USO DE VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

  • Amanda Vieira Leão UEG
  • Taynara Martins dos Santos
  • Arlete Mendes da Silva

Palavras-chave:

Geografia, metodologias de ensino, aula expositiva dialogada, vídeo

Resumo

Esse artigo é resultado do Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência, o qual tem como tema geral “Aula expositiva dialogada e o uso de vídeo no processo de
ensino-aprendizagem de Geografia”. O intuito deste texto é apresentar os resultados da pesquisa, cujo
objetivo foi propor e desenvolver metodologias de ensino que pudessem promover aprendizagem com
significado para o aluno, isto é, que o instigasse a participar e interagir em sala de aula. As
metodologias escolhidas foram aula expositiva dialogada e o uso de vídeo para trabalhar com os
conteúdos “Problemas Ambientais, Educação Ambiental e Sustentabilidade”. A pesquisa foi aplicada
ao Ensino Fundamental séries finais, especificamente às turmas do 8º ano, no Colégio Estadual
Genoveva Rezende Carneiro. Após a execução do projeto, constata-se que o uso das metodologias
propostas neste trabalho promoveu uma relevância considerável no ensino-aprendizagem de Geografia
dos alunos, despertando maior interesse para o estudo do tema em questão, pois os levou a terem uma
percepção da sua realidade de forma a intervirem no meio em que estão inseridos.

Downloads

Publicado

2017-09-05