INTERCULTURALIDADE E BILINGUISMO: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS BILÍNGUES

Autores

  • Pollyanna Morais Espíndola Gomides UEG - CSEH

Palavras-chave:

Interculturalidade. Bilinguismo. Educação bilíngue. Cultura

Resumo

Este estudo foi motivado pela curiosidade de, em linhas gerais,
compreender qual a concepção de bilinguismo e de educação bilíngue no
contexto de uma escola particular em Anápolis (GO). Mais do que isso, temos
buscado compreender quais os desdobramentos que uma educação bilíngue,
pautada na interculturalidade, pode contribuir na constituição do ser bilíngue.
Portanto, propomo-nos investigar os aspectos culturais, sob o viés da
interculturalidade, presentes no processo de constituição do bilinguismo. O
nosso foco são aprendizes brasileiros de língua inglesa no contexto de uma
escola que se autodenomina bilíngue. Para tanto, observamos alunos do 6° ano
dessa escola de setembro a dezembro de 2016 com o intuito de: 1) identificar
fatores que caracterizam a escola pesquisada como ambiente de educação
bilíngue; 2) perceber aspectos culturais que fazem parte do processo de
constituição do bilinguismo; 3) entender a relação entre língua e cultura, no que
diz respeito às mediações de aspectos culturais para a compreensão linguística
de alunos iniciados no processo de bilinguismo; 4) refletir sobre o
desenvolvimento linguístico-cultural no processo de formação bilíngue e sua
contribuição para o desenvolvimento de uma postura intercultural por parte dos
sujeitos aprendizes. As análises preliminares apontam que a escola analisada
ampliou a sua carga horária de ensino de língua inglesa e se aproxima do modelo de bilinguismo de elite ou de enriquecimento.

Publicado

2017-09-05