CAUSAS DO ABSENTEÍSMO LABORAL NA PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DE HOTÉIS E MOTÉIS

Autores

  • Karine Santana Alarcão UEG
  • Maria Aparecida de Souza Melo

Palavras-chave:

ABSENTEÍSMO, HOTEL, MOTEL

Resumo

O termo absenteísmo é usado para apontar as faltas ou ausências dos empregados ao trabalho
e tem se constituído em problema administrativo complexo e oneroso para as organizações de
todos os setores produtivos e grupos socioprofissionais. Este estudo objetivou identificar o
grau de importância atribuído pelos trabalhadores de hotéis e motéis aos fatores de
absenteísmo laboral. Participaram voluntariamente 87 empregados vinculados a cinco hotéis e
a sete motéis. Utilizou-se a Escala de Fatores de Absenteísmo Laboral (EFAL), de domínio
público, para avaliar o nível de importância atribuída aos fatores interpessoais e do ambiente
de trabalho, psicossomáticos e de condições de trabalho, administrativo-laborais e de gestão
do tempo e da carreira. Os dados coletados foram analisados por meio do Software SPSS
(Statistical Package for the Social Sciences) for Windows e envolveu análises descritivas;
cálculos das médias; cálculos do alfa de Cronbach; testes de diferenças entre as médias; e o
teste de correlações entre as variáveis. Os resultados apontaram que os trabalhadores dão
média importância a todos os fatores do absenteísmo, medidos pelo instrumento e foram
poucas as diferenças significativas estatisticamente encontradas nas correlações das
características socioprofissionais com as subescalas da EFAL. Ações são importantes para
desenvolver nos empregados o comprometimento afetivo com a empresa, com vistas a reduzir
o absenteísmo e a rotatividade, melhorar a produtividade, reduzir custos e manter a
competitividade.

Downloads

Publicado

2017-09-06