ARTES INDÍGENAS NO CERRADO: SABERES, EDUCAÇÃO E MUSEUS
Resumo
Objeto da pesquisa em tela, que se encontra em fase inicial de exceção, tem por objetivoscentrais mapear e conhecer as diferentes formas de artes e saberes dos indígenas do Cerrado
brasileiro; aprofundar na análise sobre o sentido e o significado das artes indígenas no interior
de suas culturas e na sociedade mais ampla; e observar como as artes e os saberes indígenas
são apropriados pelos não indígenas, através, principalmente, de instituições como a escola e
o museu. Entre outras, a principal meta desta proposta de projeto é tornar as artes indígenas
dos povos do Cerrado conhecidas e reconhecidas pelo público não só acadêmico, mas também
dos demais representantes e interessados da sociedade mais ampla. A transmissão cognitiva
dos saberes e artes indígenas do Cerrado, nos campos da educação formal, através das
universidades, escolas e museus, é outro aspecto relevante desta pesquisa; assim como a
observação e analise sobre como as artes indígenas são efetivamente abordadas e expostas – e
apropriadas – nestes espaços de formação, ensino e produção do conhecimento. Para tanto, se
fará uma ampla revisão da literatura produzida, especialmente a partir da década de 1980,
sobre a noção de arte (conceituação originada e fincada no pensamento e na tradição
ocidental) a partir das várias expressividades artísticas e culturais do indígenas, com ênfase
nos sentidos e significados das mesmas para as diferentes etnias do Cerrado.
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Publicado
2017-08-14
Edição
Seção
Artigos Completos