A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AS DISCUSSÕES DAS CRIANÇAS SOBRE DIFERENÇA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORANGATU-GO

Autores

  • Matheus Lucio dos Reis Silva
  • Wendia Monteiro dos Santos
  • Rozane Alonso Alves
  • Jonatha Daniel dos Santos

Resumo

Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa intitulado: Educação étnico racial nos
anos iniciais do ensino fundamental: percepções das crianças e dos professores (as) sobre
diferença/questões étnicas na escola, vinculado a Universidade Estadual de Goiás – UEG,
Campus Porangatu. Este artigo se constitui em: perceber as concepções das crianças de 6 e 7
anos sobre questões étnico racial, ou seja, discutir com as crianças as implicações da
Educação Étnico Racial anos iniciais do ensino fundamental. É possível perceber que o
reconhecimento étnico e cultural, desde suas discussões políticas, tem procurado estabelecer a
inclusão e a integração das populações afro-descendentes e indígenas, através de discursos
que abordam a prática docente como pressuposto imprescindível para o processo educacional.
No entanto, é interessante problematizar como essas questões identitárias perpassam as
crianças que se inserem nos anos iniciais do ensino fundamental, entendendo que este é o
espaço onde as identidades étnicas e raciais se encontram com mais freqüência, transitam no
mesmo contexto, vivenciam e experienciam juntas situações complexas que envolvem a
sociedade. Neste sentido, torna-se relevante perceber como as infâncias são percebidas, por
exemplo, pela sociologia da infância. Pensando na construção desta pesquisa, optou-se pela
pesquisa qualitativa de Bogdan e Biklen (1994, p.17).

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Publicado

2017-08-14